Vários cavalos


Confusão mental. Eles eram muitos, cavalos, gente, trânsito, utopia, ratos, motor. Luiz Ruffato liguidifica São Paulo e suas entranhas, ora com sordidez, ora com sarcasmo. A babilônia ortográfica do autor confunde, atropela e tropeça. São 150 páginas, duas completamente negras. “Na esquina com a Rua Estados Unidos, o tráfego da Avenida Rebouças estancou de vez.
(…) Betty Carter ocupou todas as frinchas do Honda Civic estalando de novo, janelas cerradas, cidadela irresgatável, lá fora o mundo, calor, poluição,tensão, corre-corre.”

Ruffato busca uma cidade com o tentáculo da pobreza: “meninos esfarrapados, imundos, carregam bebês”. O cotidiano translúcido da maior cidade do país.Veia entupida, intrépida e sem par, povo órfão de cidadania.

Mineiro de Cataguases, o autor nasceu em 1961. Em 1984 publicou o livro depoemas Cotidiano do medo. Histórias de remorsos e rancores foi seu livro decontos de 1998. Em 2000 lançou os sobreviventes. Desde então ele fala sobre o sofrimento do pobre em sua terra natal. Eram muitos cavalos transporta seu modus faciend para a concreta selva paulista. Lógica de raciocínio não há em Cavalos, há sim um emaranhado de personagem que dividem espaço com termos chulos e reticentes.

Não há dúvida que setrata de uma literatura contemporânea, digna de uma cidade sem igual, onde todos e tudo se encontram, a mesmo tempo.Talvez Ruffato tenha conseguido em seu livro mostrar exatamente isso. Uma cidade que é tudo e nada ao mesmo tempo. Dor, sofrimento, angústia, trabalho, encontros e desencontros. Para quem curte uma literatura despojada e inovadora e não está muito preocupado com um resultado fragmentado, Eles eram… pode até parecer simpático, mas quem está acostumado com obras menos insaísticas, corra… não há nada mais deprimente.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s