Mais um jornal fechado


Mais um jornal impresso fecha suas portas nos Estados Unidos. Criado em 23 de abril de 1859 o Jornal Rocky Mountain, de Denver, capital do Colorado parou sua rotativa no dia 26 de fevereiro. Notícia postada no blog do Marona e que também pode ser conferida no site da empresa.
Imaginem só, um jornal que vendia 210 mil exemplares por dia numa cidade de 2 milhões de habitantes – população semelhante a da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais –, simplesmente deixa de existir. Para uma empresa jornalística chegar a tal ponto é porque as coisas não estão realmente muito boas. O Mountain News esteve à venda mas não apareceu nenhum aventureiro interessado por uma empresa que tinha como principal produto, um jornal impresso. Ainda mais em tempos de crise.

A experiência vale muito para os jornais do Brasil que devem se concentrar na análise das notícias e no empenho em trazer reportagens especiais. Creio que os jornais serão extintos se ficarem tentando concorrer com a web. Ninguém quer ler algo que ele já viu nos portais de notícia. O leitor quer uma análise profunda, um diferencial e uma diagramação bonita.

Outro lado

Mas a crise do jornal impresso não passa na porta do escritório da WANWorld Association of Newspaper. A Associação Mundial de Periódicos, fundada em 1948, e que representa mais de 18 mil publicações nos cinco continentes, afirma que a circulação de jornais vai muito bem, obrigado. Segundo a instituição, houve um crescimento na circulação de jornais no mundo inteiro de 9,95% entre 2001 e 2005. “O que vemos contradiz completamente com a sensação de que os jornais estão em um declínio terminal”, declarou Timothy Balding, diretor da Wan.
O certo é que, por minhas observações empíricas, a galera jovem não está muito disposta a trocar o teclado, o mouse e as telas touch screen pela tinta nos dedos conseguidas facilmente no papel-jornal. É viver e conferir!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s