GPS com reconhecimento de voz


Alysson Lisboa Neves

O Kapten é um pequeno dispositivo do tamanho de uma caixa de fósforos e foi desenvolvido para viajantes, pedestres e deficientes visuais. O GPS foi desenvolvido pela empresa Francesa Kapsys.

O Kapten tem radio FM inteligente que sintoniza as estações de acordo com sua localização geográfica, reproduz MP3 e ainda pode localizar programa de áudio via bluetooth e propor sua reprodução. Se você estiver por exemplo, em uma cidade histórica, o Kapten pode encontrar um programa de áudio sobre turismo e reproduzir para você. Um completo sistema de reconhecimento de voz responde às solicitações de seu usuário. Se estiver perdido basta perguntar ao Kaspter e uma voz feminina responde para você.

O aparelho foi testado por deficientes visuais em um trecho do Caminho de Santiago de Compostela – projeto Camiño de los satélites – e sua aceitação foi muito boa. Ele permite marcar locais, guardar rotas, informações complementares e ainda compartilhar tudo isso em redes sociais.

Outro ponto forte do aparelho é a compatibilidade com o celular. Via Bluetooth ele pode responder ligações e com comandos de voz, levar o usuário até o endereço de qualquer um de seus contatos da agenda telefônica. O aparelho tem o preço de 170€, ou R$ 500, em média mas ainda não tem previsão de desembarque no Brasil.

Outras informações: http://www.kapsys.com

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s