Escolas de design de sites jornalísticos


O blog do Pedro Doria no Estadão trouxe uma discussão bem interessante sobre o novo site do jornal. Qual referência eles buscaram? The Guardian serviu de inspiração, mas o El País e o Le Monde também. Vejam o que ele disse.


Duvidas mais levantadas sobre o novo site no Twitter do Estadão (…) A primeira varia em muitas formas mas tem em comum uma busca por referências: qual a origem do layout do site? O espanhol El País? O americano New York Times? O francês Le Monde? Um dos leitores chegou a inventar uma hash tag só para o redesenho. É, por assim dizer, um layout #queroSerTheGuardian. Ele não está longe da verdade, não.
No design contemporâneo de sites jornalísticos, existem três escolas. A americana, a escandinava e a europeia.
Os sites escandinavos são confusos: muita informação, muita imagem, muitas cores, o que há de mais recente entra em cima e empurra o mais velho para baixo.
Os americanos são intimamente ligados ao jornal de papel, cuja aparência buscam emular na tela. Deles, o destaque é certamente o site do New York Times, com uma interface simples porém sofisticadíssimo do ponto de vista da arquitetura de informação.
Nós optamos pela escola europeia – quem viu traços de El País ou Le Monde está certo. Embora busque uma identidade visual com o jornal impresso, a informação é organizada com a web em mente. Por isso a organização em duas colunas principais com o noticiário, à esquerda o que for importante (hard news) e, à direita, o interessante (soft news). Além de organizar, permite uma edição mais variada de conteúdo.
Os leitores mais atentos pinçaram jornais britânicos – The Guardian, The Times. Eles formam uma sub-escola dentre os europeus. A mesma divisão ao topo, mas no pé caixas com o material mais recente de várias editorias. E, espalhado pelo site, faixas horizontais com ‘destaques do editor’.
Do ponto de vista de como se organiza a informação, os jornais britânicos em geral, o Guardian em particular, serviram como nossa principal referência.

2 comentários sobre “Escolas de design de sites jornalísticos

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s