Creative Common e o copyright


Estou lendo o último livro de Hugo Pardo Kuklinski, Geekonomía – Un radar para producir en el postdigitalismo.  É uma obra indispensável para estudantes de comunicação digital. Você pode baixar o livro gratuitamente ou através de doações de 10, 5 ou 2 euros. A ideia do Creative Commons (veja vídeo explicativo) parte da lógica de alguns direitos reservados. Muito diferente da lógica do Copyright onde todos os direitos são reservados.

No primeiro capítulo do seu livro, Hugo fala da lei de copyright e o dilema da pirataria. Para ele a discussão sobre direitos de autor faz parte de uma lógica capitalista que deve ser revista. Hoje em dia fala-se muito em direito reservado mas, na verdade, os maiores interessados não são aqueles que produzem as obras e sim os intermediários. Segundo o autor, “eles (os intermediários) não respondem, necessariamente, aos interesses dos autores e o pior, não atendem ao interesse público”. A indústria do direto autoral vê nos jovens uma ameaça e completa. “Para a indústria, a juventude deixou de ser uma promessa para converter-se em uma ameaça”.

Em um importante documento sobre a pirataria, O’Reilly, citado por Hugo em seu livro, traz à tona um debate com grande clareza sobre a questão da pirataria. Segundo sua pesquisa, por ano são produzidos 100 mil livros, só nos EUA. Somente 10% deste volume consegue alcançar vendas significativas e 1% está disponível nas grandes livrarias. Para 90% dos autores que estão fora deste mercado, o que importa não é ganhar dinheiro com direitos autorais, e sim, serem lidos e, supostamente, sair da obscuridade que se encontram.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s