Kindle e o Ipad


Kindle
Facilidade para ler livros. Esta é a função do Kindle

Há alguns meses, fiz um teste do Kindle para o Jornal Estado de Minas. Comprei o leitor da Amazon e, no início, tive vários problemas com a conexão. Além disso, a usabilidade do aparelho não é das melhores. Porém, o que me chamou a atenção foi sua tinta digital. Como era fácil ler com sua tela monogramática, que simulava a leitura de um livro!  Não existe muita diferença entre ler em papel e ler no Kindle, pelo menos na questão de conforto visual.

Levei o leitor da Amazon na praia com sol intenso. Li um texto sem o menor problema. A tela não brilha como a tela de um Ipad, que se transforma quase em um espelho em situação de luz intensa. A Amazon investiu milhões de dólares em pesquisa para tornar o kindle, um leitor eficiente de livros. Ele se limita apenas a esse propósito. Nada mais que isso. A professora Marília Bérgamo comentou um post deste blog dizendo: “Ainda me frustra ver algumas soluções de desenvolvimento tecnológico sem um estudo mais aprofundado do comportamento cultural do usuário e digo mais, sem um profundo estudo sobre ergonomia ou sobre a influência nociva da exposição excessiva de telas de computadores”. Concordo plenamente com ela.

Empresa lança teclado para Ipad. Periféricos para reduzir problemas

Escrever algo no Ipad exige uma nova habilidade.  Colocar o aparelho sobre uma mesa não torna a digitação mais confortável. Para suprir a dificuldade que os usuários do Ipad estão encontrando, foi lançado um teclado com dock para facilitar este trabalho. Ora, se podemos transformar o Ipad em um aparato tão próximo de um notebook, por que então não desenvolvem um Macbook com tela dobrável? Como já existe em alguns laptops da HP.

A Apple ignorou a questão de leitura, reflexo e conforto visual quando criou o Ipad? Este aparelho, que já vendeu só nos Estados Unidos mais de 1 milhão de unidades e esgotou o estoque na Espanha, não é apenas um e-reader. Na verdade abre um novo formato para livros digitais, muito diferente dos que já estamos habituados a ver até hoje. Depois de assistir por algumas vezes Alice for Ipad, o que concluo é que este aparelho vai alterar toda a lógica cultural e mercadológica dos livros. Vai criar um novo produto informacional e de entretenimento que não é livro, nem jogo e sim, uma fusão dos dois. Projetos editoriais poderão ganhar expressão e imersão jamais alcançadas em outros suportes.

Indiscutivelmente, o Ipad é um aparelho genial, até parece mágica (veja vídeo abaixo). Suas potencialidades são infinitas. O hardware não pode evoluir muito senão se tornará um computador portátil. Não pode se transformar em um telefone porque a tela é demasiadamente grande para isso. O que penso é uma tela dobrável onde o usuário possa alterar seu tamanho de acordo com a função que deseja para o aparelho. Um caminho que já está em estudo por empresas como a Readius.

Video Ipad Magic:

3 comentários sobre “Kindle e o Ipad

  1. Sem contar também no status social e cultural que a pessoa demonstra quando está lendo determinados livros em locais públicos. Quero dizer: um livro diz muito sobre você, sobre seus gostos e sobre sua visão de mundo. E, muitas vezes, as pessoas gostam de expor isso para os outros.

    Curtir

  2. Por mais que se fale de tecnologia, tambem concordo com voces. Tambem nao ha um estudo comportamental atestando o desprazer ou incomodo do ato de folhear um livro tradicional. Afinal, ler uma obra em papel, deitado na rede, nunca sera a mesma coisa que ler uma historia, por mais interessante que seja, em um Kindle ou em um Ipad.De fato, e uma mudanca cultural significativa.

    Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s