Investimentos na internet


Levantamento anual divulgado pela Associação de Editores de Diarios Espanhóis (AEDE), conhecido como o Libro Blanco de la Prensa Diaria, apresentou este ano um gráfico que chama muita a atenção. A publicidade na internet é vista, por muitos profissionais de jornal, como um mercado ainda incipiente.

Esta tabela abaixo retrata bem o que está acontecendo com o setor de mídia na Espanha. O mercado de comunicação desse país é maduro e bem mais evoluido que o nosso. Portanto serve de um bom indicador de como as coisas podem acontecer por aqui. Os dados mostram, de maneira clara, que todos os setores como rádio, tv, revista e impresso têm sofrido uma queda no volume de investimento em publicidade com excessão da internet. Aqui sinalizado com a cor azul clara.

Observa-se que todos os setores apresentam queda na verba publicitária e a internet, ao contrário, apresenta um crescimento, mesmo que pequeno. Isso significa que nos próximos anos as linhas vão se cruzar e a internet, consequentemente, vai ultrapassar o volume de investimento publicitário de outros meios. Alguns especialistas dizem que essa inversão acontecerá até 2014.

O presidente da AEDE, Fernández-Galiano, tentou acalmar os ânimos de jornalistas, empresários e investidores: “Recomendo fugir do tom catastrófico porque a imprensa de papel não é nenhum parque jurásico nem vai acabar de um dia para o outro“. E continua:  “A crise nos deixou em situação difícil, mas pode acelerar o processo de modernização do setor. O futuro passa pela integração de suportes e pela informação de qualidade. Ninguém sabe com certeza como ficará a indústria da informação dentro de dez anos. Por isso, temos reforçado sobre a necessidade da informação multimídia e de qualidade em nossas marcas. Sem sombra de dúvidas, em 2020 estaremos muito bem posicionados“, conclui Galiano.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s