Qual a importância tem o desenho no site de notícias (Parte 1)


Baseado no livro Evolução, tendências e modelos no desenho de webs de notícias, de Francisco Amaral e Daniel Gimeno. Este post faz parte de uma série que será lançada toda semana levantando aspectos sobre o desenho de jornais on-line na era dos tablets e a diagramação de jornais para leitores dispersos.

As publicações, independente do suporte que seja, necessitam de uma identidade muito bem definida para atrair a audiência. Porém, o desenho para internet não é tão flexível como nos meios impressos.Por isso a BBC lançou o seu Manual de identidade visual para formatar e padronizar todos os seus produtos on-line e assim tentar uma qualidade visual homogênea.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/guidelines/gel/

O êxito de um projeto começa na fase do desenho. Um ótimo exemplo é o Commercial Appeal de Memphis que aposta no seu último projeto de outubro de 2009. Ele busca reforçar seu vínculo com a CIDADE e ser mais útil a comunidade. Um diário local que busca um modelo próprio na internet.

Local, local local! Só assim o jornal conseguirá se diferenciar de todos os outros milhares de propagadores de informação espalhados pelo mundo on-line. Ser local significa fidelizar aquela localidade e dar a ela o que os grandes portais de notícias não conseguem fazer bem.

Disponível em: http://www.commercialappeal.com/

Uma mudança de tendência

Mirror: linguagem visual e direta que caracteriza os tablóides britânicos

Disponível em: http://www.mirror.co.uk/

Seguindo a avalanche de mudanças que pegou os principais jornais do mundo,  em julho de 2008, depois de quase cinco anos sem mudanças, o site do mirror foi redesenhado com o propósito de levar até a internet a linguagem visual e direta que caracteriza os tablóides britânicos.

O site do Los Angeles Times foi relançado em agosto de 2009 com a intenção de aproximar seu desenho ao desenho em papel.

Los Angeles Times - aproximação com a versão em papel
Los Angeles Times - aproximação com a versão em papel

Disponível em: http://www.latimes.com/

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s