Telas, papel e mobilidade. Juntos e misturados


Revista Info é capaz de interação contínua com as novas telas. E faz isso com inteligência
Revista Info é capaz de interação contínua com as novas telas. E faz isso com inteligência

A Revista Info da Editora Abril é um grande exemplo de como o trabalho de pesquisa e inovação deve acontecer dentro das redações. É uma rotina que não para nunca, jamais estará pronto. Logo que se lança um produto é necessário olhar para o próximo passo. Agora, a partir da edição 334, a revista pode ser lida e consumida na versão impressa, tablet e smartphone. Mas o que torna a edição para celulares algo assim, tão especial? A resposta é simples. A mentalidade da maioria dos desenvolvedores é inserir (encaixar) um produtos em qualquer mídia sem, sequer, observar quais são as características de navegabilidade ou acessibilidade desses dispositivos. Ler no papel requer um design específico; ler em smartphones requer uma engenharia visual completamente distinta. Não dá para aproveitar tudo. A Revista Encontro sabe disso também. Ela está atenta ao detalhes de usabilidade, algo invisível que pode fazer muita diferença.

A navegação em telas pequenas sempre foi um grande problema.  Para se ter uma ideia, o que atrapalha o crescimento do comércio eletrônico, hoje com 42 milhões de consumidores, é a ineficiência dos sites que, em sua grande maioria, não têm ainda um modelo para dispositivos móveis. Navegar em telas de 4 polegadas requer um desenho completamente diferente. Os jornais já tentaram encontrar um modo eficiente de mostrar informação, mas quase sempre encontraram na metáfora do impresso como porto seguro.

Enquanto aprendemos a fazer aplicativos eficientes para jornais e revistas o ideal e tentar de alguma forma cativar a audiência. Não basta um bom modelo de negócios. É preciso torná-lo economicamente rentável e mais, temos que tornar os aplicativos para dispositivos móveis, indispensáveis. Agora fica a pergunta: quando acaba o espaço no seu tablet ou smartphone, quais são os aplicativos que você apaga primeiro?

Um comentário sobre “Telas, papel e mobilidade. Juntos e misturados

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s